quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Dieta Vollumetrics
(Pra quem gosta de comer grandes quantidades)


Você já ouviu falar que é preciso comer mais para emagrecer!
E antes que você diga que isso é uma grande bobagem, entenda que dietas baseadas neste conceito estão ligadas a idéia de se manter o corpo em estado de saciedade e na forma como os alimentos são absorvidos.

Nesta linha está a dieta Volumetrics, eleita pela revista Consumer Reports a dieta mais eficiente dos EUA.
Criada pela ex-presidente da Associação Norte-Americana para Estudos da Obesidade, a nutricionista Barbara Rolls, professora da Universidade da Pensilvânia e autora do livro Volumetrics, tem como base a idéia de que as pessoas gostam de comer mais e de nada adianta tentar induzi-las a serem diferentes!


Durante três décadas, Rolls estudou como os alimentos influenciam o apetite e o grau de satisfação dos indivíduos.
Observou que o volume de alimentos consumidos todos os dias quase não alteram. O que varia na verdade são as calorias. Também constatou que quanto maior a porção de um alimento, mais as pessoas comem. Assim, concluiu que a sensação de saciedade é específica para cada comida e por isso, não há restrições. É preciso apenas que se observe a densidade de energia dos alimentos que são ingeridos.


Falar em densidade energética da comida parece complicado, mas não é! Ela pode ser calculada dividindo-se o número de calorias de uma porção por seu peso em gramas. Quanto maior a densidade, mais “gordo” é o prato.
Se o resultado der 1 ou menos, vá em frente! Isso quer dizer que ele é um alimento de baixa densidade energética, bom para emagrecer. No topo desta lista estão às verduras, frutas, vegetais sem amido e leite magro.
Depois vêm os alimentos cujo número de calorias é igual ou um pouco maior que seu peso. Entram aí arroz, feijão, batata, peixe, frango e macarrão.
Devem ser controlados aqueles com coeficiente igual ou maior que dois na equação: carne vermelha, sorvete, batata frita e queijo.


Alguns truques são bem vindos.
Começar a refeição com uma salada ou sopa vai provocar uma sensação de saciedade antes do segundo prato. Consumir vegetais crus que exijam mais tempo de mastigação faz com que o organismo acredite que comeu mais.


O preparo dos alimentos também faz diferença!
Acrescentar alimentos ricos em água, como verduras, ao preparar uma carne contribui para o sucesso dessa dieta uma vez que um cozido tem menos calorias e sacia mais que um simples bife.


Essas pequenas mudanças, segundo pesquisa realizada pela nutricionista, fazem com que as pessoas sintam-se 25% mais saciadas e emagreçam até 9 kg em um mês!

2 comentários:

  1. bom dia amigaaaaaaaaaaaaaa...
    Td bem?
    Adoreiiiiiii o post! =D
    Tem selinho lá no blog p vc, mais acabei de ver q vc ja recebeu hehehehe...
    Bjsssss
    ÓTIMOOOO final de semana =D

    ResponderExcluir
  2. Que bacana...temos que pensar na nossa saúde!

    Bom Final de Semanaaaa!!

    bjossss

    ResponderExcluir