terça-feira, 10 de maio de 2011

A história do Brigadeiro






O Brigadeiro surgiu de uma campanha eleitoral. Hoje é um docinho que não pode faltar nas festas de aniversário e nem mesmo quando junta toda a galera. Um doce simples e muito conhecido é passado de geração para geração.

Foi na eleição que disputou com Dutra, logo após a deposição de Getúlio, em 45, que o Brigadeiro ''que é bonito e é solteiro'' (seu bordão de campanha), apareceu pela primeira vez. A eleição acabou sendo ganha pelo candidato do PSD e PTB, Eurico Gaspar Dutra. Eduardo Gomes fora um dos tenentes de 30 e um dos heróis do episódio dos ''18 do forte''. Era o candidato da União Democrática Nacional, UDN. As eleitoras faziam docinhos e trocavam por donativos de campanha. Uns afirmam que foi uma senhora de Minas que teria feito os primeiros docinhos e oferecido ao candidato ''os docinhos preferidos do brigadeiro''. Depois o nome teria sido simplificado. O doce é feito com com leite condensado, margarina e chocolate em pó. Coloca-se tudo em uma panela e leva-se ao fogo até soltar bem do fundo da panela. Retira-se e coloca-se num prato untado de manteiga para esfriar um pouco. Quando estiver morna a massa, untar as mãos com manteiga e fazer as bolinhas. Passam-se em confeitos bem pequeninos ou chocolate granulado. Colocam-se em forminhas de papel.





Da vovó para as lojas descoladas, a era dos brigadeiros gourmet feitos com chocolates importados e ingredientes diferenciados conseguiu seu espaço como opção de presente. “A diferença entre um brigadeiro tradicional e um ´gourmet´ está apenas na qualidade dos ingredientes utilizados. O brigadeiro é 100% brasileiro e adorado por todos, crianças e adultos.




Com o passar dos tempos, foram surgindo novidades, como recheios e coberturas diferentes!





Dentre as novas modalidades de BRIGADEIRO, um que muito agrada é o de copinho!!!





Fonte das Imagens: DAQUI

Um comentário:

  1. Boa noite Ka querida...!
    Lindo por aqui, adorei o post!
    nossa, essas imagens me deram água na boca! estou salivando! hauhauah....

    Lembre-se:
    “Todos os dias Deus nos dá um momento
    em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes”.


    ♥´¯`*•.¸¸♥ Grande bjo,
    Fica com Deus....
    e uma noite maravilhosa pra tii!

    ♥_________Mih_ ઇઉ

    http://trevisanimichelle.blogspot.com/

    ResponderExcluir